Algumas fotografias de MY SARDINE PHOTO EXPERIENCE estiveram expostas na Casa do Real Compromisso Marítimo de Ferragudo

entre 28 de Julho e 16 de Setembro de 2017, no âmbito da programação dos Encontros de Fotografia de Lagoa.

Na mostra estiveram também algumas fotografias da sequência UMA MÃO NO (FORNO DO) CARVÃO.

MY SARDINE PHOTO EXPERIENCE

é uma série fotográfica cujo foco principal é levado a cabo a bordo da traineira ARRIFANA, que atraca no Porto de Portimão e tem como Mestre o Sr Joaquim Manuel Dias.

 

A ARRIFANA dedica-se à pesca de cerco da sardinha e noite-após-noite sai para o mar algarvio no intuito de capturar a sua cota diária de 3,7 ton. A traineira tem uma tripulação de 12 homens e eu, em algumas noites de Junho e Julho de 2017, juntei-me à companha para registar em imagens as diferentes vertentes da faina, das paisagens e da vida natural. Uma experiência fotográfica singular e fantástica ;-)

 

A iniciativa surgiu no âmbito da programação dos Encontros de Fotografia de Lagoa 2017. A parceria informal que viabilizou a primeira fase da The Sardine Photo Experience integra também a Wildwatch Algarve.

1/1

Para levar a cabo esta série fotográfica foi utilizada uma câmara FUJIFILM X-T2 e as objectivas Fujinon 16mm F1.4 R WR, 23mm F2.0 R WR, 56mm F1.2 R APD e 90mm F2.0 R LM WR. Foi somente utilizada a iluminação ambiente dos diversos espaços onde as fotografias foram feitas. Para a pós-edição das imagens recorreu-se ao Profile ACROS (b&w) da Fujifilm e a alguns ajustamentos adicionais executados com Adobe Lightroom CC e com Silver Efex Pro 2.

LER MAIS:

Sardinha - Sardina pilchardus

IPMA - ficha de espécie AQUI