Search

ALGARVE, a portrait and a guide


Escrito por David Wright e Patrick Swift, e com desenhos de Patrick Swift e fotografias de Tim Motion, este livro editado inicialmente em 1965 pela Barrie & Rockliff, London, e reeditado em 1971 pela Barrie & Jenkins, London, fala de um Algarve profundo e tradicional a abrir-se ao turismo e à modernidade.

the book is concerned to give a realistic picture of the life of the place” e foi escrito por dois estrangeiros que conheceram bem a região algarvia. Patrick Swift (1927 - 1993) foi um pintor irlandês que residiu em Carvoeiro, desde 1962, e fundou a Olaria de Porches. David Wright (1920 - 1994) foi um escritor e poeta sul-africano que frequentemente visitava Swift. Os dois, por vezes na companhia de Tim Motion, comerciante de vinhos, pintor e fotógrafo irlandês que também viveu em Carvoeiro, conheceram a região em pormenor e dedicaram-lhe um livro que, mais do que tudo, é um divertido diário de viagens escrito por quem olha para o Algarve e para os algarvios com um misto de estranheza e fraternidade social.

Em contraponto com um certo exotismo africano que certamente muito terá atraído Wright, autor da maioria dos textos, o mesmo tranquiliza os potenciais visitantes: "Algarve does not lack the commoner amenities of civilization, e.g. detergents, razor-blades, toilet soap, Kleenex, family planning requirements, and so forth."

Wright e Swift publicaram outros dois livros sobre Portugal: Minho, a portrait and a guide, em 1968, e Lisbon, a portrait and a guide, em 1971.

TIM MOTION (1936 - ) nasceu na Irlanda e passou grande parte da juventude em Inglaterra. Após concluir os seus estudos ingressou na Royal Navy (Marinha Real Britânica) e durante dois anos esteve no Mediterrâneo a bordo de um porta-aviões. Dedicou-se depois à pintura e começou a passar férias no Algarve. Por “acaso e destino” em 1961 descobriu Carvoeiro, Lagoa, onde veio a viver entre 1962 e 1975.

Na década de 1960 começou também a fotografar. A vida algarvia foi objecto de prolongada atenção e possibilitou-lhe contribuir com 14 imagens para o livro Algarve: a portrait and a guide. No mesmo livro é autor do 'Appendix 3 - Bom Vinho do Algarve'.

Em 1967 abriu o ‘Sobe e Desce’, um night-club disco de referência no Barlavento algarvio. Regressou a Londres sem esquecer o Algarve, que continuou a visitar com regularidade. Em 1978 e 1979 fotografou novamente na região para a revista ‘Algarve Life’, tendo publicado no n.º 2 - Novembro de 1978 Algarve People, seen by the famous photographer Tim Motion // Gente do Algarve, visto pelo célebre fotógrafo Tim Motion, no n.º 3 - Março de 1979 Manuel Guerreiro (Manolo) um músico algarvio de jazz // a jazz man of Algarve, bem como algumas imagens isoladas. Em 2007 expôs na Galeria de Arte ALGARVIDA, na Rua do Barranco, Carvoeiro, algumas das suas fotografias feitas em 1963 e 1964. Em 2012 expôs em Arles, França, no âmbito do programação paralela aos Rencontres internationales de la photographie, na Mia Casa, entre 5 de Julho e 31 de Agosto, sob o título 'Le temps des gitans', um novo conjunto de fotografias feitas no Algarve, sobre as populações ciganas da região.

Actualmente é fotógrafo profissional, especializado em fotografia aérea feita a partir de helicópteros, pequenas aeronaves e balões de ar quente. Fotografa também espectáculos e músicos de jazz e blues, actividade que teve início em 1971 no Cascais Jazz Festival.

#TimMotion #Algarve #fotógrafos #livrosdefotografia

68 views
BLOG | Nuno de Santos Loureiro