Search

Tavira fotografada por Kärsti Stiege


O Algarve é, sempre foi, terra de gentes que vêm, que ficam, terra de gentes que partem. Por isso, o olhar fotográfico dos estrangeiros é sempre interessante e, muitas vezes, revelador de facetas a que os próprios algarvios dão menor atenção ou valor.

Os dois livros de fotografia de Kärsti Stiege sobre o Algarve servem de bom exemplo. A fotógrafa, de nacionalidade sueca (1953.Jun.07 - 2017.Jul.12), em finais da década de 1980 fez da pequena aldeia de Estorninhos, na serra algarvia, uma das suas bases de vida. A relação de afectividade de Stiege com a região, e particularmente com aquelas gentes de Tavira, torna-se por demais evidente. As suas fotografias algarvias transpiram ternura e enaltecem um bucolismo suave e doce, só próprio da imaginação de um povo simples e feliz.

Mercado de Tavira - memórias (W 22.7 cm H 22.5 cm) ••• bilhete-postal ilustrado (W 15.0 cm H 10.5 cm)

Mercado de Tavira - memórias é um livro particularmente interessante, mesmo único. O mercado municipal transferiu-se em Junho de 1999 para novas e mais amplas instalações, localizadas na periferia da cidade, e o Mercado da Ribeira fechou portas, para depois mudar de funcionalidades e entrar numa tristonha letargia. Kärsti Stiege fotografou com grande proximidade humanista os vendedores, guardou-lhes os nomes e os anos no mercado, num desfiar de rostos e, quase sempre, de sorrisos. Uma geração de tavirenses e dos seus ambientes, para os quais o mercado municipal era (e é) um ponto de encontro, de negócios, de conversas e convívios, ficaram retratados nessas imagens a preto e branco, cativantes. Uma das imagens do livro, editado pela fotógrafa em 1999, foi usada (Edições 19 de Abril, Lisboa) mais tarde, em 2002, para um bilhete-postal ilustrado.

Da Terra, das Gentes foi também editado em 1999, com o apoio da Associação ‘In Loco’. É o mesmo olhar característico de Kärsti Stiege, mas desta vez sobre um tema recorrente e já antes explorado por outros fotógrafos. A serra algarvia, os velhos (e alguns novos), a pequena agricultura, os burros, o pão e o vinho. Breves textos de Vítor Reia-Baptista aconchegam as fotografias a preto e branco. E também de uma das mais fantásticas imagens deste livro surgiu um outro bilhete-postal ilustrado.

Da Terra, das Gentes (W 22.0 cm H 21.9 cm) ••• Kärsti Stiege c/o POSTE RESTANTE (W 21.0 cm H 21.0 cm ISBN 978-972-8705-42-8)

Em 2011, o Museu Municipal de Tavira promoveu a exposição Kärsti Stiege c/o POSTE RESTANTE e editou o respectivo catálogo (à venda na livraria do Palácio da Galeria por € 10). Recuperaram-se fotografias de ‘Mercado de Tavira - memórias’ e ‘Da Terra, das Gentes’, juntaram-se-lhes mais fotografias de Tavira a par com fotografias da Índia, Afeganistão, Goa e Marrocos (Chefchaouen), e conseguiu-se uma mostra retrospectiva sobre três décadas de registos fotográficos feitos por diversas paragens...

(post actualizado em 23 de Julho de 2017, para a inclusão da data do falecimento de Kärsti Stiege)

#Tavira #KärstiStiege #fotógrafos #livrosdefotografia #SerraAlgarvia

72 views
BLOG | Nuno de Santos Loureiro