Search

um olhar a Sul


a fotografia de António Maria Callapez

António Maria Callapez (1908 - 1997) nasceu e faleceu em Monchique. Homem com estudos começados na sua terra natal, depois com passagens por Portimão, Faro e Lisboa, e terminados em Coimbra, onde se licenciou em Direito. Este fotógrafo amador algarvio estaria hoje quase esquecido não fosse o empenhamento e trabalho de Ana Rosário Nunes e Carlos Abafa, que coordenaram a edição bilingue de um olhar a Sul // a view of the South, no âmbito de uma mais alargada comemoração do centenário do seu nascimento. O livro, publicado em 2008, é muito cuidado e incontornável numa biblioteca / colecção de photobooks sobre a região algarvia.

Não sendo fotógrafo, gostava de fotografar” escreveu a sua sobrinha, Ana Rosário Nunes. Carlos Abafa, por sua parte, escreveu: “Um dos elementos mais explorados na obra de Callapez é, sem dúvida, a luz natural, com que trabalha as imagens captadas, sendo ela própria forma”. E António Maria Callapez, ele mesmo, afirmou: “No gesto mágico de fotografar, sou eu próprio que me fundo com o real e assim o meu olhar permanecerá na fragilidade de cada imagem.

O olhar de Callapez, entre as décadas de 1930 e 60, recaiu sobre uma Serra de Monchique encantada e envolvente, onde gentes simples, laboriosas e aparentemente em paz com a vida, habitavam e trabalhavam de forma arcaica.

Os registos espontâneos sobressaem na fotografia do autor, que não se coibiu de fotografar as pessoas, e estas aceitariam a sua presença com naturalidade. A par dos monchiquenses, Callapez deteve-se também no registo das paisagens serranas. E entre as poucas excepções a uns e outros registos, incluídas na selecção de um olhar a Sul, está a quase icónica imagem do pastor "Pinguelas", feita em 1955 no alto da Foia.

As últimas imagens apresentadas no livro não foram feitas na Serra, mas sim no Litoral. O aguadeiro de Alvor (pág. 125), fotografado em 1963, é mais um óptimo exemplo do sentido de oportunidade de Callapez para registar o quotidiano algarvio...

O livro de António Maria Callapez, não estando esgotado, é difícil de encontrar por apenas ter sido objecto de distribuição limitada. Assim sendo, para adquirir um exemplar o mais simples é contactar a Associação MEMO, de Monchique, através do endereço de email: associacaomemo@gmail.com.

#AntónioMariaCallapez #Monchique #fotógrafos #livrosdefotografia

16 views
BLOG | Nuno de Santos Loureiro