Search
  • Nuno de Santos Loureiro

COSTA DO MAR, o novo livro de João Mariano

Updated: Nov 23, 2019


COSTA DO MAR é o mais recente livro de João Mariano, o fotógrafo algarvio que nos tem proporcionado registos incomparáveis e incontornáveis sobre a costa sudoeste, ou sobre o Sul Ocidental, da foz do rio Seixe à pedra do Gigante, em frente ao cabo de S. Vicente, como ele mesmo escreveu.

Poder-se-ia pensar que se está perante uma reedição ou um best of de alguns dos mais icónicos livros anteriormente publicados por João Mariano mas isso, de todo, é falso. COSTA DO MAR é um trabalho surpreendente e o resultado da sublimada revisitação a mais de duas décadas de fotografias feitas ao longo daquele trecho do território português. Aqui estão a minha costa vicentina e o meu sudoeste definitivos, uma síntese apuradíssima do melhor do meu trabalho fotográfico do final do século passado, quando o tempo corria de uma forma diferente da de hoje, afirmou João Mariano em entrevista exclusiva para o barlavento, por mim conduzida.

É verdade que foram para este livro redescobertas imagens antes publicadas em Guerreiros do Mar (1998), Lugares Pouco Comuns (2000), Alambiques & Alquimistas (2007) e Trabalho de Fundo (2001). Mas a re-interpretação que o fotógrafo fez delas e a impressão cuidadíssima relevam algo de extraordinariamente novo e cativante. Um capítulo final, Costa do Mar, é composto por imagens quase inéditas dos portinhos do Forno e da Zimbreirinha. Todo o conjunto agora publicado proporciona uma consistente viagem geográfica e antropológica pelo território, entre o litoral e o interior, onde a natureza e o homem têm monólogos ou diálogos densos, tensos e, de parte a parte, quando se encontram, desafiadores ou angustiantes. O livro tem dois textos introdutórios, um de Rui Prata e outro do próprio João Mariano. Cada capítulo tem, no início, um texto de Alda Rocha.

Este álbum é o fim de um ciclo. A catarse de anos da minha vida, porque tudo isto é irrepetível! explicou-nos João Mariano. - E o que começa agora? inquirimos. Bem, esclarece o fotógrafo, a minha linguagem fotográfica continua. Expressa em novos projectos, como já foi ‘O Conhecido Desconhecido’ , feito no litoral de Lagoa. E há um sobre os rios enquanto paisagens e percursos, e outro sobre a várzea de Aljezur. Na verdade está em preparação um grande projecto internacional, itálo-português, que muito em breve começará a ser divulgado.

Para o barlavento falei também com Célia Real, do Mar d’Estórias. COSTA DO MAR é o primeiro livro que editam, e explicou-nos o porquê. O Mar d’Estórias, para além do espaço comercial, pretende ter um papel activo na divulgação da cultura algarvia e estar estar envolvido com os artistas locais, seja de fotografia, escultura, pintura, etc., ajudando-os a alavancar projectos criativos com qualidade. O João, que é um fotógrafo algarvio de mérito reconhecido, precisava de um suporte para editar este livro. Nós quisemos ser esse parceiro.

Por agora, o livro, cujo preço de capa é de € 65,00, está à venda no Mar d’Estórias e em Lisboa, na Livraria Ler Devagar.

7 views
BLOG | Nuno de Santos Loureiro