top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Taça de Portugal de Ciclocrosse 2016 em Palmela


Disputou-se ontem na Quinta do Anjo, Palmela, a terceira prova da Taça de Portugal de CRO. Esta vertente do ciclismo está em evidente crescimento em Portugal e alguns dos principais atletas de XCO estão já a integrar na sua preparação de pré-época o calendário de ciclocrosse. Há, assim, muitos motivos para dar toda a atenção ao CRO e há, para além disso, um motivo adicional: trata-se de uma vertente muito empolgante, sem quaisquer momentos mortos...

À partida, no escalão de Elites masculinos havia um empate pontual entre Vitor Santos, o titular da camisola de Campeão Nacional de CRO, e Mário Luís Costa. Antecipava-se uma disputa interessante e que acabou por pender para o vilacondense. Costa apresentou-se em excelente forma e dominou toda a corrida, enquanto Vitor Santos não foi além do 5.º lugar. Nota positiva também para Ricardo Marinheiro, que foi 2.º e pareceu estar a renascer após uma época de 2016 para esquecer. José Dias, outro nome de destaque do XCO nacional, foi 6.º e João Rocha, que começou agora a competir em Sub-23, foi 2.º no seu escalão e 10.º na geral de Elites e Sub-23. Contas feitas, após a prova de Palmela, Mário Luís Costa está na liderança da tabela classificativa, seguido por Vitor Santos e Ricardo Marinheiro.

No escalão de Elites femininos Joana Monteiro, também da equipa ASC / Focus Team - Vila do Conde, parece ter vida fácil. Dominou a prova com expressão descontraída, aparentando ter sempre bastante mais para dar se tal lhe for exigido!

E no escalão de Juniores masculinos, a Quinta do Anjo foi palco para a primeira participação da equipa algarvia de BTT 'Terra de Loulé'. Carlos Salgueiro (ProRebordosa / Garrafeira Gomes / Oforsep) venceu mas não teve vida fácil, porque os algarvios estreantes Rafael Serafin e Márcio Peralta andaram sempre por perto! Um pouco mais atrás, na 8.ª posição, ficou Rodolfo Serafin. Em Cadetes masculinos o louletano Edgar Sousa ficou em 4.º lugar, depois da desistência do seu colega de equipa, Diogo Neves, que claudicou por problemas técnicos.

Para mim, foi a primeira prova de BTT que fotografei com a FUJI XT-2. Foi também a primeira prova de ciclocrosse que assisti ao vivo e a primeira prova da época de 2017 que fotografei...

... e agora encontramo-nos no dia 8 de Janeiro, em Sobrado, Valongo, para o Campeonato Nacional de CRO 2016/2017.

124 views
bottom of page