Search

Fotografia, um veículo decisivo na divulgação turística do Algarve


A imagem fotográfica é, desde há muito, elemento fundamental para a promoção de uma região enquanto ‘desejado e até cobiçado’ destino turístico.

O Algarve não foi nem é excepção. A sua imagem ‘turística’ ficará para sempre ligada a alguns fotógrafos que trabalharam bastante e se especializaram nesse domínio. Luís de Almeida d’Eça e Michael Howard são, em décadas diferentes, dois ‘pilares’ fundamentais. Não podem, no entanto, ser ignorados outros contributos, como os de Artur Pastor, Frederic Marjay, Fulvio Roiter, João Mariano e Maurício Abreu, os quais, embora com expressão mais restrita, foram verdadeiramente significativos.

Michael Howard publicou em 1978 o seu primeiro livro sobre a região. Comemorar-se-ão em breve os 40 anos da primeira edição de Algarve Profile !!! Desde então sucederam-se as edições e re-impressões, em tiragens bastante numerosas, e que se foram disseminando mundo fora nas mãos de visitantes e turistas, e também em feiras da especialidade e agências de viagens.

As edições de Algarve Profile a que Howard chama de ‘históricas’, dos ‘anos de ouro’, eram livros com apreciáveis dimensões e preços comparáveis. O autor, fotógrafo, publicava livros de fotografia, com textos e legendas reduzidos ao mínimo indispensável. Depois, com o passar dos anos, a procura foi-se alterando e manifestando preferência por livros de menores dimensões. Em 2008 Michael Howard reformulou o Algarve Profile e nasceu uma versão totalmente diferente, mais pequena. Em 2015, após esgotada a edição inicial, foi publicada a 2.ª edição, com uma fotografia distinta na capa e também algumas no interior. Se o cuidado estético e a qualidade de impressão já eram uma marca das ‘edições históricas’, a nova versão é sumariamente excelente. Os longos anos de experiência de Howard, na fotografia e da edição de photobooks turísticos, é por demais evidente.

Com a reformulação de Algarve Profile surgiu também uma outra colecção, Algarve, com o sub-título 'uma pequena recordação / a souvenir book of photos', e três livros distintos, mas de menores dimensões. São publicações com uma linha editorial semelhante à de Algarve Profile e concebidas para clientes que querem livrinhos ainda mais pequenos e económicos...

Em 1992, com Roger Green, Michael Howard publicou as primeiras edições de Travelling the Algarve, Reisen in der Algarve e Voyager en Algarve. Roger Green (1939-2015) foi mais um inglês com uma história de vida sui generis e que escolheu Portugal para viver e trabalhar durante décadas. Foi jornalista e escritor, pintor e profissional de luta livre. Como jornalista, no Algarve, na década de 1980 colaborou com o Algarve Gazette e mais tarde esteve envolvido no actual grupo de comunicação social Open Media Group, que integrou e/ou integra títulos como Essential Algarve, Entdecken Sie Algarve, Algarve Resident e Barlavento. Em 2010 Roger Green foi um dos autores de Ahead of the Game, sobre André Jordan, e em 2013 escreveu Memoires of a TV Wrester, e-book onde recordava alguns dos seus combates mais mediáticos e famosos. Como pintor expôs no Algarve, Lisboa e Ponte de Lima, e também em Londres e Viena. A mais conceituada série tinha o nome de 'In the Blue Corner' e foi muito inspirada nos seus tempos de lutador. Para os livros de fotografia de Howard escreveu pequenos textos onde abordava a região no conjunto e, em particular, uma extensa lista de pontos de interesse turístico, desde o Cabo de São Vicente até Alcoutim.

#MichaelHoward #história #LuísdeAlmeidadEça #Algarve #fotógrafos #livrosdefotografia

7 views
BLOG | Nuno de Santos Loureiro