top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

CACTUS mas sem espinhos!


O número limitado de marcas e equipamentos disponíveis para fotografar com flash, com as FUJIFILM X System, é, por vezes, referido como um problema. Mas há uma opção interessante e, até, muito em conta: trata-se da CACTUS. A marca de Hong Kong tem dois produtos especialmente apelativos: o WIRELESS FLASH RF60 e o WIRELESS FLASH TRANSCEIVER V6 II. E está anunciado já para breve um upgrade do RF60, que se designará RF60X.

A utilização 'simples' do FLASH RF60 on-camera na FUJIFILM X-T2 é 'estupidamente' elementar. Mas antes de o começar a utilizar não esquecer que o flash não funciona com o obturador em ES - Electronic Shutter, pelo que é necessário ter a X-T2 configurada em MS - Mechanical Shutter. É também necessário em Flash Setting / Flash Function Setting escolher o Sync Terminal M ou, em alternativa, o TTL Mode (ou seja, Through-the-Lens Flash Metering Mode). É igualmente possível escolher o Sync Mode Front (1st curtain) ou o Rear (2nd curtain). Relativamente a outras funcionalidades, Red Eye Removal deve estar em OFF (até porque não é compatível nem com o TTL nem com o registo em RAW, e se utilizar Sync Terminal M o TTL-Lock Mode pode estar em Lock With Last Flash. Para uma utilização 'normal' do flash utilizar iso 200, velocidade de obturação de 1/200 e abertura A (automática).

O CACTUS WIRELESS FLASH RF60 tem três modos de operação: Local - L, Master - M e Slave - S, que podem ser escolhidos com a botão MODE . Para a utilização 'simples' on camera o modo mais adequado é o L. A intensidade luminosa do flash pode variar entre 1/128 (intensidade mínima) e 1/1 (intensidade máxima // full power). Para a ajustar basta premir o botão NEXT e com os botões - e + adequar a intensidade às necessidades do registo fotográfico. Na verdade, a intensidade luminosa emitida pelo flash é sempre igual; o que varia é a duração da emissão de luz; mas para uma utilização ‘normal’ esta diferença traduz-se tão somente em menos ou mais luz emitida e, consequentemente, menor ou maior iluminação da fotografia.

Premindo uma outra vez em NEXT é possível ajustar o Zoom Level, ou seja, adequar a amplitude de dispersão da luz do flash à distância focal da objectiva que está a ser utilizada. Não esquecer que para as FUJI é necessário fazer a correcção de ÷ 1,5: 24mm para a FUJINON XF 16mm, 35mm para a XF 23mm, 50mm para a XF 35mm, 70mm para a XF 50mm, 80mm para a XF 56mm e 105mm para a XF 90mm. Adicionalmente, a intensidade luminosa e as características da difusão da luz do flash podem ser moduladas com o Bounce Card (pala branca), com o Wide Angle Diffuser (que se assemelha a uma distância focal da objectiva de 18mm, para objectivas X Mount de 12mm), e com o DC-60 Diffuser Cap disponível nas cores branca, azul ou laranja. Por último, a cabeça do flash ser orientada desde a horizontal (0º) até à vertical (90º), com click stops nos 30º, 60º e 75º, e pode ser também rodada lateralmente, quer para a esquerda (até 180º) quer para a direita (até 90º), o que possibilitará modular ainda mais não só as características da iluminação como também as sombras resultantes do uso do flash on camera.

73 views
bottom of page