top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Começou a Taça de Portugal XCO 2017


Começou hoje no circuito permanente BTT-XCO de Marrazes, em Leiria, a Taça de Portugal de XCO 2017. Ao contrário do que aconteceu em 2016, o tempo esteve seco e possibilitou a utilização de todo o percurso, o qual sofreu, até, algumas melhorias de traçado. Na verdade está cada vez mais interessante e, quem sabe (haja dinheiro ;-), cada vez mais candidato a receber uma prova do calendário UCI Mountain Bike World Cup...

Nos escalões principais as vitórias sorriram, merecidamente, a David Rosa (Elites) e João Rocha (Sub-23). O primeiro não partiu muito bem e Mário Luís Costa assumiu a liderança da prova. Mas o vilacondense, provavelmente ainda a recuperar do Algarve Bike Challenge, não conseguiu manter o ritmo muito forte que impôs no início da corrida e acabou por ser ultrapassado pelo Campeão Nacional. Atrás deles, sem se envolver na disputa pela liderança, rolou José Dias.

Nos Sub-23 João Rocha marcou com distinção a sua entrada no escalão maior do XCO português. Mesmo tendo partido atrás de todos os Elites, no final da primeira volta já estava no top-10 da corrida. A partir daí fez uma prova muito consistente, a gerir o seu ritmo, e terminou na 8.ª posição da geral de Elites e Sub-23, a apenas 8 min 39 seg de David Rosa.

No calendário nacional de provas UCI XCO 2017 os eventos de Marrazes #1, Viana do Castelo #2, Jamor #4 e Avis #5 são Classe 3, só pontuando os cinco primeiros da classificação geral de Elites e Sub-23. Os eventos do Fundão #3 e Ribeira de Pena são Classe 2, o que permitirá aos dez primeiros averbar pontos UCI. No Campeonato Nacional serão atribuídos pontos UCI em classificações separadas de Elites (dez primeiros) e Sub-23 (cinco primeiros).

 

Entre os algarvios, a presença foi particularmente positiva para a equipa BTT Loulé / BPI / Elevis. Sobre eles aqui fica o que escrevi para o Barlavento publicado a 16 de Março.

38 views
bottom of page