Search

THE ALGARVE, de Dan Stanislawski


Portugal's other kingdom. The Algarve, da autoria de Dan Stanislawski e escrito na década de 1960, é um clássico pouco conhecido. Foi editado em 1963 e reeditado em 2012 pela University of Texas Press, Austin, U.S.A. Não parece estar à venda nas livrarias portuguesas mas é fácil encontrá-lo em livrarias online como a Amazon, ou, em alternativa, na livraria da própria editora.

Dan Stanislawski (1903-1997), geógrafo americano, dedicou bastante atenção à Península Ibérica e proporciona neste livro a sua visão sobre a região algarvia. Relativamente a Portugal, em 1959 tinha escrito The Individuality of Portugal. A Study in Historical-Political Geography, onde procura abordar as causas geográficas, históricas e sociológicas que fundamentam a incontornável existência de dois países distintos na Ibéria.

Em The Algarve sobressai a sua grande capacidade para conhecer e descrever em detalhe uma região, com particular atenção para o ambiente e vivências piscatórias. As centenas de homens do mar com quem Stanislawski contactou e conviveu estão, aliás, no topo dos breves agradecimentos registados nas primeiras páginas.

Todo o trabalho do autor resulta num livro muito interessante, o qual apresenta, ao longo de seis capítulos principais, as geografias física e humana estruturadas numa matriz de quatro sub-regiões (Litoral, Barrocal, serras algarvia e de Monchique, admitindo ainda uma quinta sub-região, a de Aljezur) e dois grupos sócio-económicos (agricultores e pescadores). Fishermen and Fishing Towns é o mais extenso, estando os outros dedicados ao Coastal Plain, à Limestone Zone, e às Caldeirão Mountains e Monchique. Se o maior destaque está, sem dúvida, nas povoações piscatórias e nos pescadores algarvios, a vida no interior e os distintos regimes agro-silvo-pastoris não deixam de ser descritos pormenorizadamente. As actividades transformadoras e industriais são mencionadas de forma sumária, a par com a arquitectura, as vias de comunicação e os transportes, e breves histórias da maioria das cidades e vilas algarvias.

O livro, com 273 páginas, é ilustrado com 92 fotografias do autor, para além de alguns mapas, gráficos e desenhos. Inclui uma detalhada lista de Referências Bibliográficas e um muito útil Índice geográfico e temático.

#DanStanislawski #história #livrosdefotografia #fotógrafos #Algarve

7 views
BLOG | Nuno de Santos Loureiro