top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Cabo Verde em imagens antigas


Recentemente encontrei um verdadeiro baú com imagens antigas de Cabo Verde, feitas por fotógrafos de renome como Walter Imber, José A. F. Coutinho e Jorge Albuquerque. São muito interessantes e ilustram várias ilhas do arquipélago. Eis algumas:

Walter Imber, um dos autores representados na colecção, foi um conhecido fotógrafo de turismo que viajou e trabalhou em numerosos países. Sobre Cabo Verde publicou em 1971:

Iles atlantiques : Açores, Madère, Iles du Cap-Vert.

Photographies: Walter Imber / textes: Catherine Gygax. Kümmerly & Frey, Berne.

O pequeno avião que foi fotografado no Aeroporto da Praia é um De Havilland DH-104 Dove, com oito a onze lugares para passageiros e tripulação composta por um piloto e um operador de rádio. Foi fabricado no Reino Unido entre 1945 e 1967. O aparelho era então propriedade da TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde), tinha a matrícula “CR-CAL”, o nome de baptismo “Mindelo” e o número de série 4157. Foi comprado novo pela DETA (Moçambique) em 1948 e baptizado como “Mutarara”. Em 1962 foi vendido para Cabo Verde. Após 1974 faz a sua derradeira viagem para Portugal e jaz desde então na Ota com a finalidade de um dia vir a integrar um futuro Museu do Ar. Mais alguns detalhes sobre este aparelho podem ser encontrados aqui...

77 views
bottom of page