Search
  • Nuno de Santos Loureiro

LU NAN ^ 3


A trilogia fotográfica do chinês LU NAN (1962 - ), registada entre 1989 e 2004 e patente ao público no Museu Colecção Berardo | Centro Cultural de Belém até 14 de Janeiro de 2018, é uma intensa experiência sobre a condição humana. Dolorosa, assim a adjectivou João Miguel Barros, curador da exposição. Não há uma imagem que passe despercebida!

The Forgotten People: The Condition of China's Psychiatric Patients (1.ª edição em 1993), ou a vida nos hospitais para doentes mentais, On the Road: The Catholic Faith in China (1.ª edição em 2000), ou a vida das comunidades católicas nas zonas rurais e mais recônditas do país, e Four Seasons: Everyday Life of Tibetan Peasants (1.ª edição em 2007), ou a vida quotidiana no Tibete, são os capítulos da trilogia, num percurso documental onde só muito excepcionalmente se transpira alguma felicidade. A dura vida daqueles chineses não fica bem na fotografia...

Lu Nan, refira-se, publicou outro livro de fotografia, Prison Camps in Northern Myanmar (1.ª edição em 2009), que não se apresenta neste momento no Museu Colecção Berardo.

Mas esta exposição é, simultaneamente, uma revelação curiosa e enriquecedora sobre distintas soluções museológicas para 'mostrar e ver fotografia'. Ampliações de sóbrias dimensões em gelatina de sais de prata sobre papel, devidamente emolduradas, ou fotografias projectadas em grandes dimensões e acompanhadas por música ambiente, ou para folhear nos três photobooks editados pela China Nationality Art - Photograph Publishing House e disponíveis para consulta no CCB. As mesmas imagens sucedem-se nos três formatos e a percepção que das mesmas se consegue é marcadamente distinta.

#fotógrafos #LuNan #CCB #CentroCulturaldeBelém #MuseuColeçãoBerardo

54 views
BLOG | Nuno de Santos Loureiro