Search

a sabedoria na ponta dos dedos do acordeão algarvio...


O Município de Castro Marim revelou-nos A SABEDORIA NA PONTA DOS DEDOS - O MITO DO ACORDEÃO ALGARVIO. A primeira exibição pública aconteceu esta noite ao ar livre, no anfiteatro do Revelim de Santo António.

Trata-se de um excelente documentário com diversas entrevistas, alguma música e muita informação. Entre os entrevistados estão, por exemplo, os acordeonistas João Frade e Nelson Conceição, o professor de acordeão Hermenegildo Guerreiro, o antropólogo Jacinto Palma Dias e o construtor de acordeões José Domingos Horta. Paulo Pires, programador cultural da Câmara Municipal de Loulé, é o narrador principal e vai 'conduzindo' o discurso do documentário. Sem dúvida que este trabalho permite ficar a conhecer melhor a história e o presente dos acordeonistas e do instrumento musical que tem no Algarve um dos seus locais de eleição.

O documentário, com mais de 1 hora de duração, foi produzido pela Zerkalo e realizado por Ivan Dias. Juntou-se agora e engrandece o corpo documental de referência sobre o acordeão, onde estavam já a Casa Museu do Acordeão, em Paderne, o livro de Arménio Aleluia Martins intitulado Os Anos de Ouro do Acordeão no Algarve, editado em 2001, e o de Nuno Campos Inácio intitulado O Acordeão no Algarve - Um Século de Histórias e Memórias, editado em 2016 pela algarvia Arandis Editora.

#CastroMarim #MitoAlgarvio #NunoCamposInácio #CasadoAcordeão #Paderne #ArandisEditora #HermenegildoGuerreiro #JoãoFrade #NelsonConceição #JoséDomingosHorta

29 views
BLOG | Nuno de Santos Loureiro