top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Acordeão na Ermida...


Gonçalo Pescada, natural de Albufeira, é mais um dos acordeonistas algarvios extraordinários. Na tarde do passado dia 15 de Dezembro tocou na Ermida de N.ª Sr.ª de Guadalupe, localizada nas proximidades de Vila do Bispo.

No desdobrável de apresentação do espectáculo pode ler-se:

O acordeão faz parte do imaginário da música tradicional portuguesa, em particular da música tradicional algarvia.

Neste recital na Ermida de N.ª Sr.ª de Guadalupe um dos maiores valores do Acordeão em Portugal, Gonçalo Pescada, irá transformar o acordeão em instrumento clássico e moderno, num programa musical onde os sons do acordeão cantarão compositores tão distintos como Bach ou Piazzolla.

O Programa do Recital abarcou assim J.S. Bach, A. Vivaldi, D. Scarlatti, G. Rossini, Carlos Paredes, Zeca Afonso, Albéniz, V. Vlassov, Tom Jobim, Astor Piazzolla, V. Monti e não só.

Gonçalo Pescada na Ermida de N.ª Sr.ª de Guadalupe

Gonçalo Pescada iniciou os estudos musicais no Algarve e continuou a sua formação em Lisboa (Instituto Musical Vitorino Matono), Castelo Branco (Escola Superior de Artes Aplicadas) e França (Centre National et International de Musique et Accordéon). Entre outros, obteve o 1º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão (Alcobaça, 1995) e o 1º Prémio no Concurso Internacional 'Citá di Montese' (Itália, 2004). Com o 1º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (Portugal, 2006), Gonçalo Pescada viu a sua carreira tomar um rumo internacional, realizando recitais em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bulgária. Apresentou-se como solista com a Orquestra do Algarve, OrchestrUtopica, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção dos grandes maestros Cesário Costa, Osvaldo Ferreira, Michael Zilm, Nikolay Lalov, Susana Pescetti, entre outros. Foi convidado a participar em Festivais de enorme prestígio como o 33º Festival de Música do Estoril, Dias da Música em Belém 2008, 30º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e 39º Sofia Music Weeks International Festival (Bulgária) e apresentou-se em salas incontornáveis como o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, Bulgaria Hall e Queen Elizabeth Hall (Londres). É docente da Academia de Música de Lagos / Conservatório de Música de Loulé.

8 views
bottom of page