Search

Observatório do Lago Alqueva


Uma das actividades enriquecedoras de umas breves férias pelo Alentejo foi a visita nocturna ao Observatório do Lago Alqueva. O OLA está situado nas proximidades de Monsaraz é e muito fácil lá chegar porque está na estrada de acesso à Praia Fluvial de Monsaraz.

O OLA tem uma programação astronómica bastante diversificada. Participámos numa das mais simples, designada de observação astronómica, que começa por volta das 21h30 e acaba pelas 24h. A sessão inicia-se com uma conversa no anfiteatro interior do edifício e depois todo o grupo vem para o exterior, para ver estrelas em enormes telescópios, sob a atenta orientação de um monitor bastante divertido. No final faz-se a foto de grupo da praxe e acima está a nossa.

É fácil conhecer a programação regular do OLA porque o website é regularmente actualizado e há a oportunidade de subscrever uma newsletter. Por agora ficamos de olho atento, na expectativa dos próximos workshops e nas oficinas de astrofotografia de paisagem.

Para além de ficar a conhecer as actividades promovidas pelo OLA, poderá também justificar-se uma visita ao Dark Sky Alqueva. Trata-se de uma estrutura distinta da do OLA, que tem a sua sede, um museu e um observatório astronómico numa antiga escola primária localizada na vila da Cumeada, concelho de Reguengos de Monsaraz, e que é fortemente impulsionada pelo multipremiado astrofotógrafo português Miguel Claro.

#Alentejo #astronomia #ObservatóriodoLagoAlqueva #astrofotografia #Monsaraz #DarkSkyAlqueva #Alqueva #MiguelClaro

0 views
BLOG | Nuno de Santos Loureiro