Search

Bitori Nha Bibinha


Bitori Nha Bibinha (Vitório Tavares - n. 10 de Março de 1935) é quase uma lenda viva do funaná mais tradicional da Ilha de Santiago. Nascido em Milho Branco, concelho de São Domingos, Santiago, e actualmente com 81 anos de idade, na passada sexta-feira 19 actuou com a sua gaita (concertina com 21 botões de um lado e 8 do outro) em Lisboa, no B.Leza Clube, acompanhando Chando Graciosa, cantor e tocador de ferro também natural de Cabo Verde. Foi este último que interpretou Cabalo e Carrera Burro, dois dos mais conhecidos temas da autoria de Bitori Nha Bibinha. No palco, a acompanhar o octogenário embaixador do funaná, estava também o seu filho mais novo, Victor di Bitori.

A editora Analog Africa (re)editou em 2016 Bitori, Legend of Funaná (inicialmente chamado Bitori Nha Bibinha e gravado em vinil em 1997), um dos mais emblemáticos trabalhos discográficos do artista que também foi pedreiro e professor de gaita para ganhar a vida.

Mas antes, com 18 anos de idade, a bordo do 'Ana Mafalda' foi como contratado para São Tomé e Príncipe, para trabalhar na roça de cacau 'Rio Douro'. Foi aí que conseguiu juntar parte do dinheiro necessário para comprar a sua primeira gaita. Voltou de seguida para Cabo Verde, foi viver para a Achadinha, na Praia, e dedicou-se a tocar gaita e beber grogue...

#BitoriNhaBibinha #acordeão #Lisboa #funaná #BLezaClube #AnalogAfrica

21 views
BLOG | Nuno de Santos Loureiro