top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Almeida d'Eça em bilhetes-postais e capas de discos

A importância das fotografias algarvias de Asta e Luís de Almeida d'Eça, feitas na sua quase totalidade entre as décadas de 1960 e de 1980, vai-se relevando lentamente. O casal luso-dinamarquês teve como clientes regulares a Região de Turismo do Algarve (então Comissão Regional de Turismo do Algarve) e também a TAP, e algumas das suas fotos foram utilizadas em cartazes e folhetos para a promoção turística da região, correndo mundo.


Mas o casal de fotógrafos também terá fornecido imagens para ilustrar capas de discos e cassetes, e editou a sua própria Colecção d'Eça, de bilhetes-postais ilustrados.

Entre os discos, é possível referir o LP CORRIDINHOS DO ALGARVE, editado provavelmente em 1983 pela editora lisboeta Riso e Ritmo Discos, Lda, com a referência RR LP 2098. A mesma colectânea musical teve também uma edição em cassete. A fotografia utilizada na capa foi feita em Alte no final dos anos de 1960, com elementos do Rancho Folclórico de Alte a dançar um corridinho algarvio no pátio da casa que hoje pertence ao artista plástico Daniel Vieira.


Outro vinil é o LP Souvenir from Hotel Algarve - Praia da Rocha | Edmundo Falé live at Arabesque, editado pelo próprio hotel em 1987. As duas fotografias, uma na capa e outra no interior, são seguramente do casal de fotógrafos, embora não exista qualquer referência aos mesmos no disco. Uma comparação entre as fotografias da capa do disco e o arquivo do Centro de Estudos em Fotografia de Tomar permitiu atribuir, com grande segurança, a autoria das duas fotos a Asta e Luís de Almeida d'Eça.

Além disso, a fotografia do interior (em cima, à direita), é um bom exemplo do olhar criativo do casal, que com frequência escolhia pontos de vista em que o motivo principal estava parcialmente escondido atrás de elementos vegetais. Conseguiam assim enquadramentos distintos do habitual e muito cativantes, onde parecia existir sempre a opção por olhares voyeuristas, para aguçar a atenção e a vontade do público.




Da colecção de bilhetes-postais ilustrados são conhecidos dois, embora deverão ter sido editados bastante mais. O primeiro bilhete-postal é o n.º 17 da Colecção d'Eça e o segundo é o n.º 23.

Curiosamente, estes dois que até agora foi possível reunir ilustram duas temáticas a que Asta e Luís de Almeida d'Eça dedicaram muito tempo e atenção: o Algarve turístico, do Sol, das praias e da hotelaria de qualidade, e o Algarve genuíno, com as suas gentes rurais e piscatórias e os seus costumes quotidianos, agora já tradicionais.


Comments


bottom of page