top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Carta de Solos do Algarve com nova versão digital

A Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural criou recentemente o SNISolos - Sistema Nacional de Informação do Solo, que disponibiliza online e gratuitamente uma nova versão da Carta de Solos de Portugal continental, à escala de 1:25.000.


Foi com base nessa informação que foi preparada uma nova versão digital da Carta de Solos do Algarve à mesma escala, em formato shapefile, georreferenciada em EPSG 3763 (ETRS89 / Portugal TM06), particularmente adequada para ser utilizada em ambiente SIG (sistemas de informação geográfica).


Carta das Famílias de Solos do Algarve (SNISolos) à escala 1:25000 - versão digital para SIG

Comparativamente com a versão anterior, há algumas diferenças relevantes, como 1. a representação gráfica apresenta agora a fase, para além da família de solos predominante; 2. a tabela de atributos apresenta agora, para além da família de solos predominante, as segunda e terceira famílias de solos que possam estar, eventualmente, presentes em cada um dos polígonos cartografados; 3. foram consideradas como 'não-solo' as áreas permanentemente impermeabilizadas (construções, rede viária, etc.), as áreas geralmente submersas (rede hidrográfica e zonas húmidas litorais) e as áreas coincidentes com as albufeiras artificiais criadas pelas principais barragens construídas na região algarvia. As designações das famílias de solos e das suas fases continuam a seguir as adoptadas na Nota Explicativa da Carta de Solos de Portugal, estabelecida pela DGADR.


Esta nova versão da Carta das Famílias de Solos do Algarve (SNISolos) à escala 1:25000 - versão digital para SIG pode ser livremente descarregada a partir DAQUI e pode depois ser livremente utilizada por todos os interessados. Em caso de dificuldade de acesso ao link para download pode ser solicitada por email para nlourei@ualg.pt.

bottom of page