top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

HOLGA faz amigos!

Diz o meu amigo Luís Torres que a fotografia pode ser e é convívio!

Estimula o encontro, a conversa, a partilha.

Imortaliza momentos, transforma passado em presente, aprofunda e revitaliza memórias, incentiva futuros encontros, futuras conversas, futuras partilhas.

Quando a fotografia é em película, fotografar torna-se num ritual, revelar converte-se noutro, imprimir ou digitalizar o negativo é a continuidade lógica da revelação.



Mas quando a Holga se junta aos amigos, tudo tem outro sabor. As suas fotografias quadradas em médio formato (6 x 6 cm) são cativantes e inconfundíveis. Rivalizam com as da Hasselblad V que, em comum, têm a primeira letra no nome e também o formato. Um rolo 120 tanto cabe em uma delas como na outra e proporciona uma dúzia de fotografias ;-)


E foi assim que nos encontrámos (Luís Torres, André Taróca, Nuno Loureiro e Holga) num domingo bem passado no Farol, Ilha da Culatra, Algarve...



Três rolos Rollei RPX 100 depois revelados no laboratório fotográfico da Casa da Juventude de Olhão proporcionaram uma selecção de sete magníficas imagens. Algum de nós tão cedo esquecerá este dia? Claro está que não!!!


Ahhh... Já estava a esquecer-me de contar. Sabem qual é a maior diferença entre a Holga 120 e a Hasselblad V? É que a primeira custa quase 100 vezes menos do que a segunda!

bottom of page