top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

João Frade toca Toninho Horta

João Frade, Leonardo Tomich (bateria) e Adriano Alves 'Dinga' (baixo) - os "LD - J Trio", e ainda Natália Boechat (voz), levaram ontem à noite, até ao salão nobre do Club Farense, as sonoridades quentes e envolventes do jazz brasileiro de Toninho Horta.



Houve espectáculo, no mais puro e verdadeiro sentido da palavra!


Os LD - J Trio são uma das formações em que o acordeonista algarvio está intensamente envolvido, 'família musical' luso-brasileira generosa e criativa que, cada vez mais, parece estar unida e inspirada. Para todo o público presente foi bastante evidente o prazer com que os três músicos tocaram durante cerca de hora e meia, a partir de temas de Toninho Horta.


Toninho Horta (Antônio Maurício Horta de Melo, nascido a 2 de Dezembro de 1948), um dos mais prestigiados guitarristas de jazz brasileiros, integrou o Clube da Esquina, de Belo Horizonte, Minas Gerais, onde conheceu, tocou e compôs com Milton Nascimento, António Carlos Jobim, Elis Regina e Gal Costa, entre muitos outros. Na década de 1990 mudou-se para os EUA, onde deu continuidade à sua carreira, tocando e compondo com diversos músicos de referência do panorama do jazz americano e mundial.



No Club Farense, ontem à noite, João Frade, Leonardo Tomich e Adriano Alves prestaram um brilhante Tributo a Toninho Horta. Natália Boechat, convidada especial, subiu ao palco para cantar dois temas do repertório brasileiro de Toninho Horta.


Em meados de 2020 está previsto o lançamento de um CD com temas inspirados no referido guitarrista de jazz brasileiro, que igualmente permitirão imortalizar a qualidade e criatividade dos LD - J Trio. Até lá, é de esperar que essa 'família musical' luso-brasileira volte a subir aos palcos e justifica-se toda a atenção para não perder a oportunidade de os ver e escutar.

 

In: BARLAVENTO, 9 de Janeiro de 2020

42 views
bottom of page