top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Um curioso e antigo postal ilustrado da Guiné-Bissau

Updated: Aug 26, 2023

Encontrei recentemente um bilhete postal ilustrado da Guiné-Bissau que muito me despertou a atenção. Circulou em Março de 1962 entre Bissau e Lisboa e foi editado pela "Foto Serra", de Bissau, um dos principais editores de postais ilustrados daquela década, do então território ultramarino português hoje nação independente. Tem o número 52 da colecção "Guiné Portuguesa" e como legenda Grupo de Nahés (papeis).



São duas as singularidades desta imagem que aqui realço: as pinturas brancas nos troncos dos cinco rapazes e as carapaças de cágados que pelo menos três deles levam penduradas à cintura. Não conheço nenhuma outra fotografia que ilustre pinturas corporais semelhantes e/ou a utilização de carapaças de cágados ou tartarugas.


Não é fácil identificar o grupo étnico a que pertenceriam os cinco rapazes fotografados: seriam do grupo étnico Papel? Ou seriam Balantas, outro grupo étnico da Guiné-Bissau? De acordo com Gael Gomes Nabape, guineense, o termo Nahé refere-se à cultura dos homens Balanta. A imagem ilustra, provavelmente, o ritual característico dos rapazes que se estão a preparar para a circuncisão e para a entrada na idade adulta...


Distribuição dos Grupos Étnicos na Guiné-Bissau. Fonte: O'Regan, D. & P. Thompson (2013). Advancing Stability and Reconciliation in Guinea-Bissau. ACSS Special Report.

A Doutora Marina Temudo, especialista portuguesa em diversas temas da Guiné-Bissau, esclareceu que as carapaças dos cágados são usadas pelos Balanta imediatamente antes ou após a circuncisão. "Têm um significado simbólico, estando associadas à proteção contra feiticeiros (algo onde se podem esconder)". Também as conchas dos búzios, numerosas nos braços dos cinco homens, têm significado semelhante.


Por agora, vou tentar saber ainda mais sobre as duas singularidades, continuando a perguntar a quem sabe e consultando, logo que possível, os arquivos da Missão Antropológica e Etnológica da Guiné que ocorreu nos anos de 1946 e 1947.

ความคิดเห็น


bottom of page