sobre   |   algarve fotografado

A expressão biografia dos lugares e das paisagens foi introduzida no vocabulário científico por Marwyn S. Samuels, geógrafo humanista nascido em 1942, no contexto de uma reflexão sobre as paisagens com autoria e a autoria das paisagens.

Em 1979, num texto seminal intitulado The Biography of Landscape. Cause and Culpability, M. S. Samuels debruçou-se sobre a importância do ser humano, individual e colectivo, enquanto construtor de paisagens, e na necessidade de se conhecerem os antecedentes históricos para se compreender melhor o presente. Escreveu então o geógrafo humanista: Landscapes without contexts would be like books without pages and language. (...) Similarly, landscapes without authors would be like books without writers. They too might exist, but only as bindings filled with empty pages.

Este website ladoalto.pt, parte integrante do Observatório Fotográfico das Paisagens Algarvias, pretende ser um contributo para a biografia das paisagens da região. Lado a lado exibe fotografias aéreas oblíquas do presente e do passado. As mais recentes são feitas recorrendo a drones e as anteriores são provenientes de bilhetes postais ilustrados. Partilham o peculiar ponto de vista exterior ao território, similar ao do voo das aves, que proporciona uma observação e compreensão dos lugares e das paisagens verdadeira-mente única e cativante...

Para contactar: algarvefotografado@ualg.pt