THE SARDINE PHOTO EXPERIENCE é um projecto fotográfico documental e colectivo promovido pelos ENFOLA • Encontros de Fotografia de Lagoa.

 

É também um tributo multifacetado à sardinha (Sardina pilchardus), peixe indissociável da história e do presente dos algarvios e da sua região. A faina marítima, as traineiras (e outras embarcações) e os pescadores, a indústria conserveira e os enlatados (e a arquitectura fabril), a sardinha assada (e o sal e o carvão e a festa) são traços essenciais na identidade do Algarve. Como também o são a fé e algumas manifestações religiosas dos homens do mar...

 

Trata-se então de um projecto fotográfico multifacetado. Proporciona experiências fotográficas exclusivas, organiza exposições de fotografia e edita livros...

 

Mais INFO sobre:

THE SARDINE PHOTO EXPERIENCE

                                 powered by  Wildwatch Algarve

A experiência fotográfica é uma componente muito importante no THE SARDINE PHOTO EXPERIENCE.

 

EMBARCAR durante uma noite numa traineira como a ARRIFANA e assistir ao vivo a toda a actividade da pesca de sardinha é uma oportunidade exclusiva que o projecto fotográfico pode proporcionar. E para que a experiência fotográfica seja verdadeiramente exclusiva e individual haverá um único fotógrafo a bordo. Será como um membro da tripulação a quem foi destinada uma tarefa muito especial: 'PESCAR' IMAGENS da faina da sardinha, ao largo da costa algarvia.

 

Vai fotografar com grande liberdade e ficará a conhecer um pouco sobre a vida destes homens do mar. Na verdade, a experiência fotográfica não se limita à faina marítima. Abarca a paisagem, as aves, quem sabe os golfinhos e, claro está, a azáfama da tripulação da traineira, do porto, da lota...

o olhar de José Carlos Carvalho • imagem com direitos reservados

o olhar de Filipe da Palma • imagem com direitos reservados

o olhar de Nuno de Santos Loureiro • imagem com direitos reservados

Mais INFO sobre a experiência fotográfica AQUI.

 
 

EXPOSIÇÕES DE FOTOGRAFIA

Na origem do projecto fotográfico documental e colectivo estiveram vários fotógrafos: José Carlos Carvalho, Filipe da Palma, Sónia Corvo, Vitor Pina, Luís Torres, Bruno Filipe Pires e Nuno de Santos Loureiro.

 

Fotografaram e criaram breves sequências de imagens que mostram e perpetuam o modo como cada um olhou, sentiu e registou o 'universo' muito especial da sardinha algarvia.

 

As exposições fotográficas são uma das formas possíveis para partilhar essas imagens. E também as de outros fotógrafos que se vão envolvendo no THE SARDINE PHOTO EXPERIENCE.

  

Os ENFOLA 2018 organizam dois ciclos de exposições de fotografia:

  • exposição colectiva de Verão, no Parque Municipal do Sítio das Fontes

  • exposições individuais ao longo do ano, em diversos locais do Algarve

 

Mais INFO sobre a exposição no Parque Municipal do Sítio das Fontes AQUI.

Sobre as exposições individuais ao longo do ano, em diversos locais do Algarve, INFO abaixo...

THE SARDINE PHOTO EXPERIENCE NA TERTÚLIA ALGARVIA

 

EM FARO, DURANTE 2018, É POSSÍVEL VER AS EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS QUE INTEGRAM O PROJECTO THE SARDINE PHOTO EXPERIENCE. ESTÃO NA TERTÚLIA ALGARVIA, UM ESPAÇO GASTRONÓMICO E CULTURAL DE SABORES E SABERES.

É UM CICLO DE EXPOSIÇÕES ORGANIZADO EM CAPÍTULOS. CADA UM MOSTRA O OLHAR DE UM FOTÓGRAFO SOBRE UM TEMA ESPECÍFICO E DURA SEIS SEMANAS.

CAP. 1 - 25 DE JANEIRO A 8 DE MARÇO - VITOR PINA E A PROCISSÃO EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, NA CULATRA.

CAP. 2 - 8 DE MARÇO A 19 DE ABRIL - FILIPE DA PALMA PASSOU UMA NOITE A BORDO DA TRAINEIRA 'ARRIFANA'.

CAP. 3 - 19 DE ABRIL A 21 DE JUNHO - SÓNIA CORVO E AS FOTO-IMAGENS DE UM DIÁRIO NAS SALINAS.

CAP. 4 - 21 DE JUNHO A 9 DE AGOSTO - JOSÉ CARLOS CARVALHO FOI PESCAR SARDINHAS E IMAGENS A BORDO DA TRAINEIRA 'ARRIFANA' - MAIS INFO AQUI.

CAP. 5 - 9 DE AGOSTO A 27 DE SETEMBRO - 'A ESPERA', DE LUÍS TORRES.

CAP. 6 - 27 DE SETEMBRO A 8 DE NOVEMBRO

CAP. 7 - 8 DE NOVEMBRO A 27 DE DEZEMBRO

THE SARDINE PHOTO EXPERIENCE NA CASA GRANDE

 

TAMBÉM EM FERRAGUDO, NA CASA GRANDE, É POSSÍVEL VER AS EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS QUE INTEGRAM O PROJECTO THE SARDINE PHOTO EXPERIENCE.

CAP. 1 - FILIPE DA PALMA PASSOU UMA NOITE A BORDO DA TRAINEIRA 'ARRIFANA'.

 

LIVROS DE FOTOGRAFIA

Os livros de fotografia são outra forma de partilhar imagens e o projecto fotográfico documental e colectivo edita a colecção 'THE SARDINE PHOTO EXPERIENCE photobooks ' que está organizada em três temas:

1. FAINA MARÍTIMA

2. MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS MARÍTIMAS ALGARVIAS

3. C3: COZINHAR, CONSERVAR, COMER

 

Os livros de fotografia, objectos de culto e colecção, integram e perpetuam não só fotografias feitas na actualidade como recuperam dos arquivos e do esquecimento registos do passado, os quais contribuem para enriquecer a identidade do 'universo' muito especial da sardinha algarvia. Fotografias, muitas delas inéditas, de Júlio Bernardo e Luís Torres apresentam-se nos 'THE SARDINE PHOTO EXPERIENCE photobooks '.

A PROCISSÃO EM HONRA DE Nª SRª DOS NAVEGANTES, NA CULATRA ••• o olhar de Luís Torres • imagem com direitos reservados

THE SARDINE PHOTO EXPERIENCE NA COMUNICAÇÃO SOCIAL

APAF | ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ARTE FOTOGRÁFICA | 23 ABR 2018 | AQUI

APAF | ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ARTE FOTOGRÁFICA | 1 MAR 2018 | AQUI

ALGARVE INFORMATIVO | 3 FEV 2018 | AQUI

SÁBADO | GPS | 30 JAN 2018 | AQUI

 
www.TheSardinePhotoExperience.pt          2017-2018