top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Luís de Almeida d'Eça


Luís de Almeida d'Eça foi um dos autores de referência para a construção da imagem turística do Algarve. Durante anos fotografou a região para clientes de prestígio, com particular destaque para a Comissão Regional de Turismo do Algarve (actualmente RTA - Região de Turismo do Algarve). Editou um livro, o Algarve, Portugal. The Holiday Land for all Seasons, com textos de José Carrasco (traduzidos para inglês, francês e alemão) e fotografias de Asta de Almeida d'Eça e Luís de Almeida d'Eça, e que teve, pelo menos, onze edições*. Durante anos foi comprado pela CRTA para ser, depois, distribuído como livro de cortesia e foi, consequentemente, um verdadeiro best offered book!!!


À esquerda, a capa das primeiras sete edições; à direita a capa da 11.ª edição.

Para além do livro, d'Eça, como muitas vezes assinava, editou os seus bilhetes-postais ilustrados e fez fotografias para postais de outros editores. É frequente que a autoria das fotografias não seja mencionada, tornando ainda mais difícil a tarefa de identificar todos os bilhetes-postais ilustrados com imagens desse fotógrafo...


O bilhete-postal ilustrado n.º 23 da Colecção d'Eça.

O bilhete-postal ilustrado n.º 23 da Colecção d'Eça.

O Centro de Documentação e Informação da RTA, em Faro, possui uma ampla e, inegavelmente, interessante colecção de imagens do casal Asta e Luís de Almeida d'Eça. Muitas estão em diapositivos 6 X 6 de grande qualidade, mas existem também provas de autor a P&B organizadas em fichas de arquivo, certamente preparadas pelos dois fotógrafos. Recentemente, a RTA disponibilizou aos Encontros de Fotografia de Lagoa cinco imagens sobre mercados algarvios, da década de 1960, para integrarem as próximas exposições da mostra colectiva, actual e retrospectiva, Mercados no Algarve ao longo dos tempos.


Uma das fichas de arquivo preparadas por Luís de Almeida d'Eça e actualmente existentes do CDI da RTA.

Uma das fichas de arquivo preparadas por Luís de Almeida d'Eça e actualmente existentes do CDI da RTA.


A Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Tomar adquiriu uma outra parte importante do espólio. Em 2012 apresentou mesmo, no seu Centro de Arte e Imagem - Galeria IPT, a exposição de fotografia intitulada Luís e Asta. Tornar-se-á assim possível assegurar que este património não se degrada e, mais ainda, não se perde, permitindo estudar aprofundadamente o legado de Asta e Luís de Almeida d'Eça e o seu contributo para a imagem turística internacional do Algarve.

 

* 1.ª edição, Janeiro de 1969; 2.ª edição, Dezembro de 1969; 3.ª edição, 1971; 4.ª edição, 1974; 5.ª edição, ??; 6.ª edição, 1977; 7.ª edição, 1980; 8.ª edição, sem data; 9.ª edição, 1984; 10.ª edição, sem data; 11.ª edição, 1987.

124 views
bottom of page