top of page

BREVE NOTA SOBRE O INCÊNDIO QUE ATINGIU TERRITÓRIOS DA FREGUESIA DE VALE DO CÔA, A NOROESTE DA RESERVA DA FAIA BRAVA

  • Writer: Nuno de Santos Loureiro
    Nuno de Santos Loureiro
  • Jul 1
  • 1 min read

Nos dias 30 de Junho e 1 de Julho de 2025 deflagrou um incêndio rural na freguesia de Vale do Côa, concelho de Pinhel, causando grande preocupação aos sócios da Faia Brava por se temer que o fogo atingisse a própria Reserva. Felizmente tal não aconteceu. A área atingida pelas chamas manteve-se sempre a Noroeste da Reserva da Faia Brava e a intervenção intensiva de várias corporações de bombeiros, com numerosos operacionais, meios terrestres e meios aéreos, conseguiu controlar o fogo em poucas horas.


ree

De acordo com as nossas estimativas arderam 181,12 hectares, predominantemente ocupados por pastagens espontâneas e giestais. A análise de imagens dos satélites Sentinel-2B e 2C, do Programa europeu Copernicus, de 27 de Junho e 2 de Julho de 2025, permite localizar, delimitar e medir a área afectada. Uma simples comparação entre imagens em cor natural (TCI) obtidas imediatamente antes e imediatamente após o incêndio possibilita a visualização das alterações ocorridas no território. Uma análise quantitativa feita em SIG, a partir de imagens restritas à banda 8 (NIR - near infrared) permite delimitar com precisão a área afectada e determinar a sua extensão.


As três figuras apresentam parte dos limites da Reserva da Faia Brava e imagens em cor natural obtidas antes e após o incêndio, e também o resultado da análise que permitiu delimitar e medir a extensão do território afectado.



Comments


bottom of page