top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

No fim da inocência...

Asta e Luís de Almeida d'Eça fotografaram o Algarve entre as décadas de 1960 e 1990. Um Algarve que se estava a abrir ao turismo de massas e a perder o encanto da sua naturalidade...



... ou, como alguém disse, estava no fim da inocência.


A imagem acima, lindíssimo diapositivo 6x6 feito pelos Almeida d'Eça na praia de Monte Gordo, é assertiva a interpretar essa expressão. Em destaque, quase a encher o registo fotográfico, as embarcações à vela que então dominavam na faixa piscatória. À esquerda, em fato-de-banho, duas crianças pequenas (que não parecem ser naturais de Monte Gordo), brincavam à beira mar. Era o sol e praia algarvio a começar a impôr-se!


Hoje, aquelas crianças são adultas e aqueles pescadores idosos. Os barcos de pesca à vela desapareceram e os turistas são sempre numerosos.


Em 1964 Frederic P. Marjay publicou a primeira versão de Algarve. Luís de Almeida d'Eça surgia já entre os fotógrafos que contribuíram com imagens para esse livro. Foi, possivelmente, a primeira vez que imagens algarvias feitas pelo casal Almeida d'Eça foram publicadas.



Monte Gordo, actualmente, continua a ter uma comunidade de pescadores activa e até jovem que, como no passado, partilha a praia com banhistas, turistas e até com gaivotas!

156 views
bottom of page