Search

workshop de fotojornalismo


O MEF - Movimento de Expressão Fotográfica organizou um workshop de fotojornalismo com José Carlos Carvalho. Sessões no dias 26, 28, 29 e 31 de Maio de 2016, em Lisboa.

A primeira sessão foi na sala de aula. Ver e discutir o fotojornalismo a partir de fotografias do próprio José Carlos Carvalho.

As sessões seguintes foram predominantemente de desafio individual e debate conjunto. Um tema, um determinado número de fotografias, um tempo limitado para editar e entregar. Depois de começarmos por fotografar uma conferência de imprensa imaginária, seguiu-se uma foto-reportagem de oito imagens livres, sempre feitas na Feira do Livro de Lisboa. O meu trabalho foi este; chamei-lhe indiferentes e ávidos leitores...

Outro desafio individual particularmente interessante e divertido foi numa rua da cidade, focado numas paredes cobertas de graffitis. Neste exercício podiam-se fazer apenas 36 fotogramas. Optei por uma série de reflexos em vidros de carros e autocarros. A arte urbana é para ver ao longe, depressa, do carro ou do autocarro, quando se passa, e por isso ao meu trabalho chamei Graffitis de Lisboa, para ver dos (auto)carros. E para serem vistos nos próprios (auto)carros!!!

Visualizaram-se também algumas séries de imagens da autoria do nosso 'prof'. Por exemplo, a vasta reportagem sobre a campanha eleitoral de Marcelo Rebelo de Sousa nas Presidenciais 2016, as mulheres assassinadas no âmbito da violência doméstica extrema em Portugal, ou os refugiados que vão chegando a uma Europa de sonho.

A última sessão foi, talvez, a mais interessante de todas. O José Carlos Carvalho trouxe um conjunto alargado de fotografias, o bruto de um trabalho em preparação sobre uma jovem rapariga algarvia, a Bruna, que joga futebol numa equipa mista. Caso raro ou mesmo único em Portugal. Em conjunto escolhemos oito imagens, debatemos alguns reenquadramentos (crops) possíveis e agora ficaremos na expectativa do que será publicado, em breve, no Expresso.

#MEFMovimentodeexpressãoFotográfica #JoséCarlosCarvalho #fotojornalismo #graffiti #FeiradoLivrodeLisboa #arteurbana

2 views
BLOG | Nuno de Santos Loureiro