top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Cascais, 1968 - 2023

Updated: Jan 28, 2023

A colecção de fotografias de viagem de um incógnito fotógrafo que mencionei recentemente proporciona exercícios de fotografia repetitiva e de análise das mudanças dos locais, dos territórios e das paisagens que poderão ser muito interessantes. A primeira tentativa foi feita em Cascais, que o incógnito fotógrafo fotografou, por exemplo, em 1968.


Praia de Cascais | 7 de Dezembro de 1968 | 15:40 H.M.G

Fui a Cascais para revisitar aquele registo fotográfico. Nem sempre é uma tarefa simples encontrar o ponto escolhido pelo incógnito fotógrafo para o seu registo original. Não o encontrei in situ, mas agora, observando atentamente a fotografia que fiz, talvez o consiga descrutinar!


Cascais | 20 de Janeiro de 2023 | fotografia feita a partir do Hotel Albatroz

A fotografia actual, feita a partir do Hotel Albatroz, a quem agradeço a simpatia por me deixarem entrar, não proporciona o mesmo enquadramento da fotografia original. Mas não deixa de ser eloquente relativamente às mudanças no local e na paisagem. Destaca-se, naturalmente, a demolição do icónico Hotel Estoril-Sol, e a sua substituição por uma outra construção, o Estoril Sol Residence, da autoria do arq. Gonçalo Byrne. Por outro lado, a fotografia actual mostra, no seu lado esquerdo, o Chalet Faial, mandado construir no final do Séc. XIX pelo Marquês do Faial e classificado em 2012 como Monumento de Interesse Público. Agora, está a ser objecto de recuperação e transformado numa luxuosa habitação multi-familiar.

Comments


bottom of page