top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

A celebração do ciclismo no espaço público...


As estátuas e outras manifestações de arte urbana são uma forma de celebrar.

O ciclismo é, muito provavelmente, a segunda modalidade mais querida em Portugal e são, por isso, diversas as celebrações que lhe são feitas. Torres Vedras, Sobrado, Loulé...

Memorial a Manuel Francisco, em Évora.

Em Évora, numa das principais rotundas da cidade, a Rotunda Manuel Francisco, localizada junto ao entroncamento do IP2 com a Av. Fundação Calouste Gulbenkian, existe esta estátua magnífica (38º33'57''N 7º54'14''W).

Trata-se do Memorial a Manuel Francisco, mais conhecido por 'Manuel da Gaita', ciclista, treinador e empresário no ramo do ciclismo, promotor da Volta ao Alentejo em Bicicleta, ou 'a Alentejana', e de outras competições da modalidade, como o 'Circuito das Muralhas' em Évora. Erigido por iniciativa da família e da Câmara Municipal de Évora, o monumento teve autoria de Miguel Araújo, da empresa Publiplanície, e foi construído por Alberto Silva. Foi inaugurado a 25 de Abril de 2009, no âmbito das comemorações dos 35 anos da 'Revolução dos Cravos'.

(post actualizado a 17 de Junho de 2016 com informação disponibilizada pela Câmara Municipal de Évora, sobre o monumento)

8 views
bottom of page