top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Campeões Nacionais de Ciclocrosse 2016-2017


Márcio Peralta (dorsal 213, ao centro) em competição.

Já há Campeões Nacionais de Ciclocrosse 2016-2017. São os vencedores da prova que se disputou no domingo passado, 8 de Janeiro, em Sobrado, no concelho nortenho de Valongo. Foi uma prova bonita, que se desenrolou nas vinhas da Quinta das Arcas, por entre latadas e videiras. Um dia fantástico, céu azul e cristalino, temperatura do ar muito baixa de manhã cedo mas que depois foi subindo. Todos os ingredientes para uma festa com os cerca de 150 ciclocrossistas e os muitos espectadores...

No escalão de Elites aconteceram duas surpresas. Numa prova muito 'viva' Ricardo Marinheiro impôs-se a Mário Luís Costa, e também a Roberto Ferreira (o anterior Campeão Nacional de CRO no escalão de Sub-23), Fábio Ribeiro e Vitor Santos (o anterior Campeão Nacional de CRO). Já em Palmela Marinheiro tinha dado alguma 'luta' e agora mostrou que poderá estar mesmo a voltar aos seus tempos de glória...

No escalão de Elites Fem. a surpresa chamou-se Sandra Santos. Uma ciclista de estrada luso-francesa (mais francesa que lusa porque até necessitou de tradutor :-) veio estragar a festa a Joana Monteiro. Ilustre desconhecida nos meios do XCO e CRO portugueses, a visitante viu e venceu de forma incontestada. Na estrada, Sandra Santos tem participado em alguns campeonatos nacionais, mas sem se afirmar como em Sobrado, e já integrou a formação 5 Quinas.

Em Sub-23 Bruno Silva (o anterior Campeão Nacional de CRO no escalão de Juniores) venceu com mais de 1 min 7 seg de avanço sobre João Rocha, mas a participação deste último também foi positiva. Quem segue com atenção a carreira de Rocha voltou a vê-lo correr com prazer e alegria. Em Sub-23 Fem. Raquel Queirós (a anterior Campeã Nacional de CRO no escalão de Cadetes Fem. e que ganhou as duas últimas provas da Taça de Portugal de CRO), venceu uma vez mais, mas teve que se empenhar bastante.

No escalão de Juniores, também nem todos os prognósticos se cumpriram. Carlos Miguel Salgueiro, que lidera destacado a Taça de Portugal de CRO, impôs-se na linha de meta, mas o algarvio Márcio Peralta, novato nestas andanças do CRO (já que tinha debutado em Palmela, em Dezembro passado), discutiu a vitória num sprint muito 'apertado'.

Por fim, no escalão de Cadetes Tiago Sousa, também actual leader da Taça de Portugal de CRO, venceu. E mais um algarvio, Diogo Neves, subiu ao pódio para receber uma medalha, de bronze. Em Cadetes Fem. Daniela Campos deu 'cartas', impondo-se a Ana Santos, a única adversária que tentou rivalizar com a algarvia...

Agora faltam disputar-se duas provas da Taça de Portugal de CRO. A 15 de Janeiro em Rebordosa e a 22 em Melgaço. Encontramo-nos lá, para o encerramento da época nacional de ciclocrosse!

Os melhores (alguns dos...) nos Pódios de Elites, Sub-23, Elites Fem., Juniores e Cadetes Fem.

Três retratos de três esperanças algarvias, feitos na linha de meta.

 

Entretanto, já é conhecida uma importante mudança de equipa de dois atletas de destaque dos XCO e CRO nacionais. Mário Luís Costa, que este ano integra o conjunto dos atletas de BTT com estatuto de alto rendimento desportivo, e Joana Monteiro, deixaram a estrutura da ASC / Focus Team - Vila do Conde e passarão a integrar a recém-constituída equipa desportiva UCI Elite Mountain Bike Team PMRARacingTeam, uma estrutura espanhola que veio a Portugal fazer duas valiosas contratações.

P de Primaflor, uma grande agro-industrial sedeada em Almería, M de Mondraker, R de Rotor e A de Ajram Capital, uma sociedade catalã de gestão de capitais, são as iniciais dos principais patrocinadores desta nova equipa de ciclismo, que marcará presença nas vertentes de XCO, XCM e CRO. Entre os atletas já conhecidos da PMRARacingTeam encontram-se o espanhol Carlos Coloma (Logroño, 1981, nada menos do que o Medalha de Bronze XCO dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 ;-), os lusos Mário Luís Costa (Vila do Conde, 1991) e Joana Monteiro (Vila Nova de Famalicão, 1994), o argentino Catriel Soto (Buenos Aires, 1987, Campeão Panamericano de XCO) e a brasileira Raiza Goulão Henrique (Pirenópolis, Goiás, 1991, Campeã Nacional de XCO). Para o XCM são conhecidas as contratações de Milton Ramos (Olancho, Honduras, 1979), Ramon Sagüés (Barcelona, 1978), Jesus del Nero (Chinchón, 1982) e María José Haro (Pulpí, 1980). Entre os mais jovens estão Dídac Carvacho (Tossa de Mar, 2000), María Rodríguez (Alcalá de Guadaíra, 1997), David Campos (Vélez Rubbio, 2000), Josep Durán Reig (Bañoles, 1997, Campeão de Espanha de XCO Sub-23) e Miriam Palácios (Huelva, 1999).

O Team Manager é Fran Pérez, actual Director Desportivo da Clínica Cardiosalus Sport, de Murcia, e que em Portugal, entre 2001 e 2005 competiu pelas equipas da Gresco-Tavira, Porta da Ravessa-Zurich e Maia-Milaneza-MSS; depois competiu em Espanha, tanto em estrada como em MTB, e agora está ligado a este novo projecto. Como assistentes de Fran Pérez estarão Andrés García e Cristóbal Caparrós, o fisioterapeuta Jesús Hernández, e os mecânicos Jorge Soto, Antonio Martínez e Juan Gómez.

 

73 views
bottom of page