top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Le Tour de France 1986 por Sebastião Salgado


fotografia © Sebastião Salgado / Amazonas Images - cortesia Polka Galerie

Inaugura hoje em Paris, na Galerie Photo do Institut Lumière, a exposição Le Tour de France 1986, com dezoito fotografias de Sebastião Salgado. A exposição pode ser vista até 16 de Abril e o mesmo conjunto de imagens tinha já sido apresentado ao público em Julho do ano passado na Polka Galerie, também em Paris.

Da exposição não existe catálogo, mas a Polka Magazine #34, de Junho de 2016, publicou um extenso portefólio de 14 páginas, dedicado à reportagem feita por Sebastião Salgado entre 4 e 27 de Julho de 1986, por encomenda especial do jornal 'Libération'. A Sebastião Salgado foi pedida uma colecção de imagens, e o fotógrafo brasileiro acompanhou todas as etapas do Tour na companhia dos jornalistas Pierre Briançon, Gilles Millet e Jean Hatzfeld.

O olhar de Sebastião Salgado não recaiu em particular sobre os ciclistas e toda a sua entourage. Dedicou-se especialmente a retratar os franceses. A exposição, o portefólio integrando 15 imagens e as suas breves legendas evidenciam-no. O fotógrafo brasileiro explora o ritual: "Le Tour est le plus bref des rituels: une minute et le peloton est passé". Um ritual que arrasta milhões para a berma da estrada "C'est au bord des routes qu'on pouvait voir les Français de l'intérirur. Et apprendre la France." e que estabelece a sua metodologia de trabalho: "Parfois je partais plus tôt parce que je voulais voir les gens. Puis le peloton me rattrapait.". Mas, como todos os franceses, Sebastião Salgado acaba por confessar: "J'ai un grand respect pour les coureurs. Je les ai admirés.". É esse encantamento que faz com que a foto-reportagem seja ímpar, e com que o Tour seja, ano após ano, um dos maiores espectáculos desportivos no Planeta!

 

Entretanto, em Lisboa, no Salão Nobre da Casa da Imprensa inaugura hoje a exposição Prémio ESTAÇÃO IMAGEM 2016. Um prémio anual que consagrou o fotojornalista da LUSA Mário Cruz, com o seu trabalho (impressionante) sobre os Talibés, feito em Dakar, Senegal, e também na Guiné-Bissau.

Uma boa oportunidade para ver ou rever, na capital, uma parte do melhor que se fez em fotojornalismo entre nós, em 2016.

Depois de Lisboa a exposição viajará para Sul...

31 views
bottom of page