top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

ESTAÇÃO IMAGEM 2017


Viana do Castelo acolhe nestes dias a ESTAÇÃO IMAGEM 2017. O júri atribui os prémios e a bolsa anual, é publicamente apresentada a bolsa do ano anterior, são promovidos um conjunto numeroso e diversificado de eventos. Um puro regalo para quem é apreciador de fotografia e fotojornalismo.

LUGARES DE SILÊNCIO, de Bruno Simões Castanheira, o resultado e o vencedor da Bolsa Estação Imagem 2016, mostram um trabalho, uma exposição e um catálogo verdadeiramente excepcionais, mesmo até imperdíveis! Podem ser vistos num dos locais de referência histórica e turística da cidade, o edifício dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República (não deveria ser a Praça da Monarquia?).

Bruno Simões Castanheira fotografou gentes e paisagens do Parque Nacional da Peneda-Gerês, entre Novembro de 2016 e Março de 2017. No catálogo de 46 imagens, só com uma excepção, todos os registos estão datados nesse período. Imagens sempre belíssimas, dotadas duma essência humana vincada e em equilíbrio com a natureza áspera e invernal. Os registos apresentam-se a cores, recorrendo a edição singular para imprimir ainda mais intensidade e energia à percepção de um território habitado que vive numa dimensão paralela à actual. O fotógrafo-autor, com esta série fotográfica, 'transmutou' da 'contingência da nossa humanidade' para um 'estado sublime' e ultrapassou 'a imperfeição da existência'. No catálogo, em papel com brilho, as fotografias por certo cativam o leitor. Na exposição, em painéis impressos sobre superfície branca sem brilho, a leitura é ainda mais vibrante e transportadora para o mundo que Bruno Simões Castanheira descobriu e quis revelar! Estão de parabéns o fotógrafo-autor, a associação cultural Estação Imagem, a equipa que concebeu e produziu a exposição. Poucas vezes foi tão transcendente a Bolsa Estação Imagem, que completou agora sete anos de existência.

Para além de Lugares de Silêncio, são particularmente interessantes as exposições intituladas PRAZERES SOB OCUPAÇÃO, de Tanya Habjouqa, e EXÍLIO, Magum Photos by Canon, uma colectiva onde o denominador comum são os conflitos internacionais que ocorreram desde a segunda Guerra Mundial e os refugiados que essas situações de guerra causaram. A primeira pode ser vista no Museu de Artes Decorativas. A segunda está patente ao público no Espaço Linha Norte e integra algumas imagens da autoria de Paolo Pellegrin, que se destacam por uma edição a B&W particularmente incisiva...

67 views
bottom of page