top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

drone flight planners


Colocou-se recentemente uma questão deveras interessante sobre softwares disponíveis e gratuitos que possam ser utilizados para o planeamento, comando e controlo de voos semi-automáticos de RPAS (drones), destinados a fotografia aérea vertical com vista à produção de coberturas fotogramétricas de pequenos territórios.

A questão é especialmente relevante porque, na realidade, se pode recorrer a um determinado software para desempenhar as tarefas de planeamento e voo, e a um outro software, que pode ser totalmente autónomo e distinto, para levar a cabo a tarefa de processamento das imagens recolhidas.

No presente post comparam-se três opções distintas:

As três opções, segundo a informação de apresentação geral disponível nos respectivos websites, são totalmente gratuitas e destinam-se todas elas às tarefas de planeamento, comando e controlo de voos semi-automáticos de RPAS (drones). No entanto, desde logo há diferenças determinantes: enquanto que o Map Pilot está apenas disponível para iOS, o PrecisionFlight e o Pix4Dcapture estão disponíveis para iOS e Android. As comparações que aqui são apresentadas são baseadas apenas nas versões iOS. Adicionalmente, o Map Pilot e o PrecisionFlight são apenas para equipamentos DJI (Phantom, Inspire, Mavic e Matrice) enquanto que o Pix4Dcapture é para drones das marcas DJI, Parrot e 3DR.

O Map Pilot é um mobile app software que pode ser utilizado em diferentes modelos de iPhone e iPad, e que tem uma utilização bastante simples, com aprendizagem facilitada por tutoriais online bastante elucidativos. No planeamento de cada missão de voo (Create New Mission) os quatro principais parâmetros a estabelecer são:

i. um polígono relativamente simples com o território a fotografar

ii. o ponto de início e fim da missão

iii. a orientação do voo

iv. a resolução em cm/px.

É possível importar um ficheiro *.kml para facilitar, quando necessário, a delimitação do polígono acima mencionado. De imediato são calculados e fornecidos os seguintes elementos: i. área coberta, ii. distância a percorrer, iii. velocidade máxima, iv. duração total, v. número de baterias necessário, vi. número de fotografia a fazer e vii. memória necessária para as armazenar.

A resolução máxima possível é de 0,5 cm/px e a mínima é de 3,3 cm/px (considerando uma altura de voo de 120 metros, a máxima permitida em Portugal). Quando é necessária mais do que uma bateria para concluir a totalidade da missão o Map Pilot assinala os segmentos da missão que correspondem a cada uma das baterias previstas. Nos New Mission Settings (janela translúcida expansível que está no limite superior) é possível estabelecer o Overlap (sobreposição) das imagens, que por defeito é de 75% Along Track / 75% Across Track.

O PrecisionFlight para iOS também tem uma utilização bastante simples.

Última actualização: 16 Agosto 2017 10:00

INCOMPLETO ••• EM ELABORAÇÃO ••• POR FAVOR VOLTE MAIS TARDE!

42 views
bottom of page