Search

Drone ao serviço da cartografia na Ria Formosa


Em Maio de 2017 comecei a colaborar com a APA | ARH do Algarve (Agência Portuguesa do Ambiente) para a actualização do cadastro dos viveiros de amêijoas e ostras da Ria Formosa. Quando as marés o proporcionam, com um DJI Phantom 4 Pro (inicialmente com um 3 Pro) faço voos sistemáticos destinados à preparação de fotografias aéreas de elevada resolução. Depois de georreferenciadas em ETRS89 / PT TM06, as fotografias aéreas são uma base cartográfica rigorosa para desenhar os limites de cada viveiro. Maps Made Easy e QGIS são ferramentas fundamentais de trabalho, a par da colaboração dos vigilantes da natureza do ICNF | Parque Natural da Ria Formosa.

A imagem acima é um exemplo do trabalho em curso. São mais de 36 hectares na zona da 'Fortaleza', não muito longe de Olhão, a Oeste da Armona. A resolução efectiva é de 1 cm/pixel, com erro de georreferenciação nunca superior a 10 cm. O ficheiro (GeoTIFF) original tem mais de 10 GB!

E no final de cada manhã de trabalho, quando ainda 'sobra' alguma energia na última bateria, há sempre uns momentos para umas selfies, para depois partilhar no Fb e mostrar aos amigos. Estas são as de hoje...

#DJI #RiaFormosa #fotografiaaérea #Phantom4Pro #MapsMadeEasy #QGIS

210 views
BLOG | Nuno de Santos Loureiro