top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Moda Vestra cada vez melhor!


João Frade em São Brás de Alportel

Moda Vestra passou ontem à noite por São Brás de Alportel, na quarta actuação do novíssimo projecto cultural de João Frade, Sickonce e Ana Perfeito. Uma apresentação que encerrou o primeiro ciclo de quatro 'aparições públicas' dos três artistas algarvios. Emanuel Marçal e Paulo Machado foram novamente convidados e estiveram então os cinco em palco. A pequena sala do Museu do Traje encheu-se completamente para uma actuação que, pelas características próprias do local, proporcionou grande proximidade entre artistas e público.

Todos os presentes tiveram a oportunidade de assistir a um projecto cultural cada vez mais interessante e consistente. Como têm repetidamente insistido João Frade, Sickonce e Ana Perfeito, Moda Vestra está em permanente construção e só alcançará o seu apogeu em Março de 2019, em Faro, no Teatro Municipal de Faro (Teatro das Figuras). E já depois de terminada esta actuação em S. Brás de Alportel, Emanuel Marçal revelou-nos que está a ser preparada uma boa surpresa para essa data.

Quem, como eu, assistiu à primeira actuação, em Loulé, em Outubro passado, e acompanha o evoluir de Moda Vestra, por certo espanta-se sempre com o salto qualitativo que vai ocorrendo de 'aparição pública' em 'aparição pública'. Está cada vez mais fantástica e, a manter-se este crescimento, quando chegar a Faro estará memorável. As expectativas são grandes, muito grandes!

Esta dinâmica de progressiva e persistente evolução de Moda Vestra, que para além disso vai itinerando por onze concelhos do Algarve, assegura, por um lado, a possibilidade de mais públicos terem Moda Vestra à 'porta-de-casa'. E, por outro, nenhum dos públicos assistirá a uma actuação repetida e já antes vista...

Certo, certo é que Moda Vestra corre o sério risco de se tornar num dos momentos mais altos da criação artística na região, em 2018 e 2019, e nessa manifestação o acordeão de João Frade e seus convidados vai abrindo novas 'portas' e construindo novas 'pontes', num diálogo interactivo e sempre surpreendente com as imagens de Ana Perfeito e as sonoridades de Sickonce.

67 views
bottom of page