top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Alfredo Cunha e um workshop de retrato


Nuno de Santos Loureiro por Alfredo Cunha

Alfredo Cunha, um dos fotógrafos de referência da actualidade portuguesa, orientou hoje um Workshop de Fotografia de Retrato no Porto, no dinâmico MIRA Fórum. Fantástico!

O Mestre falou longa e descontraidamente sobre a sua vida e o seu trabalho de fotógrafo, no qual o retrato tem uma importância maior e muito especial. Uma fotografia dedicada à representação e à memória futura da imagem dos fotografados, com critérios estéticos cuidados e que possa ser interpretada pelos fotografados como uma imagem verdadeira, com que se identifiquem e reconheçam.

Falou também dos seus métodos de trabalho, quer durante as sessões de fotografia, quer durante a edição no laboratório digital. E como quem sabe faz, quem não sabe ensina, fotografou cada um dos quinze participantes no workshop e editou uma fotografia para cada um. Uma oportunidade quase única de termos um retrato feito por Alfredo Cunha. Acima está o meu ;-)

O Mestre para além de nos fotografar, foi insistindo num exercício: fotografai-vos uns aos outros como eu vos fotografo! Estas são algumas das fotografias que eu fiz ao Alfredo Cunha.

Alfredo Cunha citou, na sua conversa, Vicente Jorge Silva, primeiro director do jornal Público:

Olhar e ver,

ver e compreender,

compreender e fotografar.

61 views
bottom of page