top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Colecção fotográfica de um incógnito fotógrafo, eventual marido de Maria Teresa...

Updated: Jan 8, 2023

Deparei-me recentemente num mercado de velharias algarvio com uma colecção de fotografias de viagens datadas da década de 1960, com registos feitos em Itália, Grécia, Egipto e Turquia. A colecção conta ainda com um outro conjunto de fotografias feitas em Portugal.

O conjunto estrangeiro é constituído por 227 fotografias a preto e branco, com dimensões aproximadas de 12 x 9 cm. Estão numeradas, legendadas e quase todas datadas de forma criteriosa pelo fotógrafo, incógnito. A única pessoa que surge de forma recorrente é identificada como sendo Maria Teresa, eventual esposa do autor dos registos fotográficos.


Foram duas as viagens que deram origem à colecção. Uma a Roma, em Maio de 1964, com 55 fotografias, e outra à Grécia, Egipto e Turquia, em 1966, que terá certamente sido feita durante um cruzeiro turístico pelo Mediterrâneo. São 43 fotografias do Egipto, feitas entre 29 de Abril e 12 de Maio, 95 fotografias da Grécia, entre 21 e 24 de Abril e também entre 5 e 10 de Junho, e 33 fotografias da Turquia, entre 25 de Maio e 9 de Junho.



A - Chiesa della Santissima Trinità dei Monti, Roma | B - Maria Teresa frente ao Parthenon, na Acrópole de Atenas | C - entrada do templo funerário de Ramsés III | D - Gare Marítima de Istambul


É uma interessante colecção de fotografias de viagens que permite redescobrir memórias de imagens de locais e paisagens com quase seis décadas, e também conhecer as escolhas fotográficas e os enquadramentos adoptados por um português que viajou com uma máquina fotográfica na mão, à frente de um olhar atento...

bottom of page