top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Grandes livrinhos da Pente 10

A Pente 10 - Fotografia Contemporânea foi uma galeria que surgiu em Lisboa e que, como outras, acabou por fechar portas. Era a galeria de Catarina Ferrer e Pedro Lopes Vieira. Inaugurada em Abril de 2008, ficava na Rua da Fábrica dos Pentes, n.º 10, às Amoreiras, e entre os fotógrafos que representou estavam Carlos Afonso Dias e Inês Gonçalves.


Entre os anos de 2008 e 2012 manteve uma intensa actividade expositiva. Miguel Santos, Flor Garduño, Carlos Afonso Dias, Rita Barros, Manuel Luís Cochofel, Alexander Glyadyelov, Inês Gonçalves e Kiluanje Liberdade, Guillaume Zuili, Manel Armengol, Paulo Freitas, Luísa Ferreira, Elizabeth Lennard, Filipe Casaca, Augusto Alves da Silva e António Júlio Duarte foram fotógrafos que tiveram a oportunidade de mostrar o seu trabalho na Pente 10. Cada evento era acompanhado por um grande livrinho. Ontem, numa incursão na Livraria da Travessa, ao Príncipe Real, encontrei alguns desses livrinhos!



Carlos Afonso Dias (Lisboa, 1930 - 2010) é um dos incontornáveis fotógrafos portugueses do séc. XX. Neste livro é possível ler um prefácio do seu filho Gonçalo e encontrar fotografias a preto e branco, da década de 1950 e início da de 1960, e depois da década de 2000.


Inês Gonçalves (Málaga, 1964 - ) tem dedicado grande atenção aos PALOP. Neste livrinho, a fotógrafa, em parceria com o luso-angolano Kiluanje Liberdade, olha para uma manifestação cultural muito interessante de São Tomé, o teatro popular conhecido como tchiloli.

47 views
bottom of page