top of page
  • Writer's pictureNuno de Santos Loureiro

Travessias algarvias e a GR 15


Está patente ao público na Casa do Sal, em Castro Marim, a exposição Travessias e Peregrinações com o Peregrino Algarvio.

Os sete anos de peregrinações solitárias do vilarrealense José Júlio de Brito são apenas o ponto de partida desta exposição, já que a mesma apresenta também detalhadas informações sobre caminhadas com destino a Santiago de Compostela, por diversos itinerários. Os principais caminhos fazem-se, na verdade, por território espanhol, mas não foram esquecidos os dois caminhos portugueses, um litoral (Porto, Braga...) e outro interior (Viseu, Chaves...).

O cariz espiritual, místico para uns e religioso para outros, destaca-se nos diversos painéis distribuídos pela sala. Um céu sempre estrelado contribui também para o envolvente ambiente que foi criado, reforçando a ideia de que peregrinar não é sinónimo de fazer umas passeatas por trilhos de elevado valor paisagístico, cultural e natural.

A exposição é também o mote para a divulgação da GR 15, a Grande Rota do Guadiana, uma via pedestre com cerca de 65 quilómetros a ligarem Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim. Iniciativa da Associação Odiana e apresentada na BTL 2015, a GR 15 tem também pontos de ligação à Via Algarviana e à Ecovia do Algarve. O nível de dificuldade da Grande Rota do Guadiana está classificado como médio, as altitudes variam entre os 3 e os 188 metros, os declives são pouco acentuados (embora existam algumas excepções) e o percurso está bem sinalizado. Informação adicional sobre a GR 15 pode ser encontrada AQUI e AQUI. Os comentários que se podem encontrar na web, de caminhantes que já percorreram a GR 15, destacam particularmente a qualidade paisagística do território.

Em Janeiro de 2017, no dia 8, a Câmara Municipal de Castro Marim e a Ass. Odiana vão promover um passeio na GR 15, entre Castro Marim e Odeleite, e no dia 10, na Casa do Sal, entre as 9 e as 13 horas vai decorrer um seminário aberto ao público sobre o Caminho Este português para Santiago de Compostela. O dia 10 de Janeiro é também o último dia em que a exposição Travessias e Peregrinações com o Peregrino Algarvio poderá ser visitada.

75 views
bottom of page